quinta-feira, 25 de julho de 2013

Grupo arquivo secreto – Rompendo o Silencio

Achei muito bacana a ideia do grupo em mostrar documentos da ditadura militar no Brasil. A ditaduta sempre é um assunto obscuro, nunca sabemos o que realmente aconteceu por conta de não ter acesso a documentos da época e muitos ainda são sigilosos. O grupo Arquivo secreto fala bastante sobre alguns casos que aconteceram, mostrando algumas documentações, fotos, arquivos e etc.
A abordagem foi muito boa, com o objetivo final de mostrar que o cidadão tem direito ao acesso a documentos confidenciais, dando uma maior transparência de um momento tão marcante para a história brasileira.
Em minha opinião, o grupo pode sim, apresentar a oficina para um público geral, tendo uma grande função para a sociedade.


Alarq – Documentos pessoais, uma abordagem prática

Gostei também da ideia do grupo Alarq. Sempre pensamos em gestão documental em arquivos públicos e quase nunca em arquivos particulares. Temos muitas cosias em casa e nem sempre conseguimos achar quando é necessário.
O grupo mostra como os documentos se comportam dentro de um arquivo pessoal. Com vários exemplos de documentos, pude ver como cada um tem sua função e como a tipologia é necessária para arquivos particulares.

Com uma abordagem muito boa, bons exemplos e bons apresentadores, acho que é muito válido a apresentação para um público geral. Como disse anteriormente, a ideia de gestão documental para arquivos particulares não é tão clara e com a apresentação do grupo, pode gerar um estimulo no público para organizar melhor o próprio arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário